Objetos do Seu Dia a Dia Que Você Está Usando Errado

PUBLICADO EM 05/18/2020
ANÚNCIO

Com certeza você já parou para notar o design de vários objetos comuns no seu dia a dia, e se perguntou o porquê de alguns detalhes. Por que todas as panelas tem um furo no cabo? Ou todas as camisas tem uma alça do lado de fora? Aqui separamos 15 objetos que você talvez nunca tenha usado corretamente na vida! Preparado para mudar como você usa tudo na sua casa? Vamos lá!

Talvez você nunca tenha notado isso na tampa do Tic-Tac

Todo mundo já passou pelo momento de tentar pegar um tic-tac e derramar vinte na mão, pra depois tentar devolvê-los todos na caixinha, enquanto xinga o fabricante da embalagem. Ou simplesmente encher a boca de tic-tac e fingir que ninguém viu! Pois bem, camarada, acontece que a embalagem já foi pensada para resolver seu problema, só você não sabia! Essa barriga na tampa serve para, ao abri-la, vir somente uma cápsula. Tente da próxima vez!

Tic Tac

E os botões e retalhos de tecido que vem com algumas roupas?

Se você é que nem eu, provavelmente vai guardar esses saquinhos por anos, esquecidos numa caixa de sapato velha, até os redescobrir e jogar todos no lixo. Da próxima vez, cuide melhor deles, amigo! Esses botões extras são muito úteis se precisar substituir algum que caiu da peça que você comprou, afinal, qual a chance de você achar um botão exatamente igual em algum armarinho? E melhor do que isso, é o pedaço de tecido que vem junto. Ele serve para você testar os produtos de lavagem e ter certeza de que não irá estragar a peça de vez! Uau, esse eu nunca iria adivinhar.

Botões e retalhos extras

E qual a utilidade da borda serrilhada?

Obviamente, todas as partes de um produto estão lá por alguma razão. Já notou que várias fitas métricas também tem essa borda serrilhada no final? Posso te adiantar uma coisa: se você já perdeu tempo procurando um lápis para marcar o local da medida, realmente não era necessário! Meu amigo, e se eu te disser que essa parte da fita serve para a mesma função? É isso aí, pressionando a serrinha contra uma superfície, como uma parede ou tábua de madeira, ela ficará marcada.

Ponta serrilhada da fita métrica

Todas suas panelas tem esse buraco no cabo?

Se você respondeu imediatamente que sim, óbvio, é por onde se pendura as panelas em ganchos e esse item nem deveria estar na lista. Sinto muito lhe dizer que você está enganado! Pendurar as panelas é apenas um dos usos para esse detalhe no design, existe um outro que talvez você ainda não tenha adivinhado. Sabe aqueles momentos enquanto está cozinhando, e não tem onde deixar a colher? Dentro da panela, ela pode derreter, mas no balcão, vai sujar? Então, esse buraco está aí para pendurar a colher e evitar toda a bagunça! Muito esperto, não é mesmo?

Frigideira

E esse misterioso furo no pegador para massa?

Esse você também pode achar que já sabe pra que serve, nem deveria entrar na nossa lista. Óbvio que é para escorrer a água na hora de pegar a massa, certo? Errado! Bem, mais ou menos errado. Serve para isso também, mas o tamanho do buraco revela um outro propósito. É o tamanho exato para medir a quantidade de uma porção de macarrão, mais especificamente, espaguete. Coloque o espaguete em pé através do buraco e saberá a medida para uma pessoa. Um salva vidas pra quem sempre cozinha a mais ou a menos, não é?

Pegador de massa

Para aqueles que dirigem: já reparou na seta ao lado do indicador de gasolina?

Ok, admito que essa é moleza. Talvez você não saiba porque nunca tenha precisado usar, então nem todo mundo reconhece esse pequeno detalhe. Essa seta indica em qual lado está o tanque de abastecimento do carro, caso você esteja dirigindo um carro alugado ou de outra pessoa. É um indicador útil quando precisar saber como estacionar em um posto de gasolina, para ajudar o frentista ou não correr o risco da mangueira não alcançar o tanque.

Indicador de gasolina

Esse mini buraquinho ao lado da fechadura em cadeados, pra que serve?

Esse item da lista quase passa despercebido, de tão discreto que é! Mas desempenha uma função essencial, que você talvez nem tenha pensado. É o local por onde pode-se escoar líquidos, da parte de fora para dentro do cadeado, e vice-versa. Por exemplo, se o cadeado está fechando um portão e pega chuva, a água que por acaso entrar pode escorrer por ali e não oxidar o objeto, o que o tornaria inútil. Ou então, se ele está enferrujado e impossível de abrir, pode-se injetar lubrificante pelo mesmo buraquinho. Interessante, não é mesmo?

Cadeado com buraquinho

Essa ponta embutida na tampa de embalagens de pomada ou pasta de dente

Esse é um exemplo de design genial que mudou minha vida quando aprendi pra que serve! Já notou esse desenho interessante em embalagens de pomadas, pasta de dente e outras bisnagas? Ele não serve para enfeitar a tampa! Aposto que você já perder um tempão e ficou frustrado tentando remover a película que cobre a boca da bisnaga, tentando retirá-la com as unhas ou objetos cortantes. Não precisa mais sofrer! Basta apenas tirar a tampa, virar essa parte pontuda e perfurar a película protetora, pronto!

Tampa de pasta de dente

O mistério da borracha de duas cores

Esse é meu favorito! Durante toda a minha vida escolar, ouvi todo o tipo de mito sobre as duas cores da borracha. Se você é dos meus, com certeza já ouviu que a parte azul apagava escritos á caneta, e tentou provar várias vezes que funcionava. Amigo, nós fomos enganados. E provavelmente rasgamos muitas lições de casa tentando apagar algo a caneta e falhando miseravelmente. Aqui estou para te falar a verdade: essa borracha só serve para apagar escritos à lápis. As duas cores se referem a diferentes gramaturas de papel: azul para papéis com gramatura maior, ou seja, mais duros e resistentes (como cartolinas), e o vermelho para papéis mais suaves (como folhas de caderno). Pronto, agora já pode ensinar a verdade aos seus filhos!

Borracha de duas cores

Existe utilidade para o furo na tampinha de lata de refrigerante?

Bem, o primeiro uso é o mais óbvio. Precisamos de um lugar para enfiar o dedo e conseguir puxar a tampinha e abrir a lata, certo? Certo, mas não é só isso. Os designers da latinha eram mais espertos do que você imagina, e algumas coisas tem múltiplas utilidades. Abrindo a lata, é possível girar a tampinha para que cubra o buraco, e aí você tem um dispositivo perfeito para segurar seu canudo e impedir que as bolhas de gás do refrigerante o empurrem para fora. Talvez você até já tenha feito isso, mas não imaginava que era de propósito, certo?

Tampa da latinha de refrigerante

Palitos de dente aparentemente decorados ou algo mais?

Aposto que você está pensando que esses palitos aparentam ser bonitos demais para apenas palitar os dente, tem certeza que não são para prender os cabelos? Entendo sua dúvida, mas sim, são palitos de dente! Essas partes talhadas servem exatamente para você quebrá-los nessa marquinha e ter um apoio para o seu palito, evitando assim o contato com a mesa, o que não seria nada higiênico. Design inteligente!

Palitos de dente

Embalagens de comida chinesa delivery também são incríveis!

Comida chinesa delivery é uma das melhores invenções do mundo moderno. Quem discorda não é meu amigo. Vem rapidamente, tem um cheiro divino, chega quentinha e mata nossa fome. Outra vantagem que realmente ganhou meu coração: não tem pratos para lavar depois. Isso mesmo, amigo! Sem louça para lavar! Isso porque as caixinhas podem ser desdobradas e abertas, se transformando em pratos descartáveis instantâneos. Práticas, baratas, ótimas em reter o calor e ainda versáteis, essas caixinhas são realmente uma maravilha do design de embalagens. Ficou com fome?

Embalagens de comida chinesa

Essa alcinha nas costas das camisas de alfaiataria

Parece uma adição um pouco engraçada, já que fica do lado de fora da peça. Será que é para levar a marca da roupa e só? Na verdade não, essa pequena adição as camisas  de alfaiataria tem uma função bem específica. Já reparou que as vezes, quando você pega uma camisa que estava pendurada no cabide, ela ficou marcada nos ombros? Pensando nisso que foi incluído esse detalhe nas peças, é possível pendurar a peça por aí, sem amassá-la.

“Alcinha” nas costas da camisa

Existe algum motivo para tantas maçanetas serem feitas de latão?

Ok, esse eu admito que nem tinha reparado. Achava que era pura escolha estética. Se você pensava como eu, estamos enganados. O que poucos sabem é que esse material na verdade acumula menos bactérias em sua superfície, e sendo um local onde passam muitas mãos, assim é possível mantê-la com mais higiene e saúde para o ambiente.

É isso aí, amigo! Agora você está muito melhor informado e já pode usar esses 15 objetos da maneira correta. Espero que tenhamos feito sua vida mais fácil!

Maçaneta de latão


Existem muitos objetos que muitas vezes usamos de uma única maneira. Esse artigo, no entanto mostra diversas maneiras criativas de utilização de objetos simples do nosso cotidiano e que podem tornar nossa vida mais prática e eficiente, preste atenção!!

Prendedores de papel como organizador de fios

Os prendedores de papel tem muitas outras utilizações pouco conhecidas como por exemplo eles podem ser usados para organizar os cabos que muitas vezes se enroscam um nos outros. Ao encaixar o prendedor de papel na mesa como mostra a imagem e passar cada cabo entre o objeto os cabos dificilmente se enroscarão e você terá sempre um ambiente de trabalho mais organizado.

Prendedor de papel como organizador de cabos

Prendedores de papel como suporte para celular

Com dois prendedores de papel um de tamanho grande e o outro de tamanho pequeno é possível criar um suporte para o telefone celular que permitirá assistir a filmes ou fazer chamadas de vídeo com muito mais conforto já que não será mais necessário ficar segurando o aparelho e este não correrá o risco de cair no chão e quebrar.

prendedores de papel como suporte para telefone celular

Prendedor de papel como protetor da lâmina de barbear

Esses maravilhosos prendedores de papel podem ser usados também para proteger a lâmina de barbear caso esta precise ser transportada. Essa utilidade evita que corte desnecessário sejam feitas com a lâmina e é ótimo para viagens e mudanças.

protetor da lâmina de barbear

Prendedor de papel para impedir que o fio de lã embarace

Para quem gosta de tricô, crochê ou bordado essa é uma dica maravilhosa, o prendedor de papel pode impedir que o fio embarace na feitura do artesanato, o que permite um melhor aproveitamento do tempo e organização da feitura do artesanato com fios.

impedir que os fios de lã embaracem

Prendedores de papel para o aproveitamento do creme dental até o final

Os incríveis prendedores de papel podem ser utilizados também para economizar creme dental, ao utiliza-los no final do tubo da pasta de dentes o produto será usado até o final sem desperdícios e o que pode gerar uma economia de dinheiro.

prendedores de papel para evitar o desperdício de pasta de dente

Garrafas de plástico para fazer uma horta vertical

As garrafas de plástico são muito consumidas no cotidiano da população de quase todo o planeta e podem ser reutilizadas de diversas maneiras o que é benéfico tanto para o meio ambiente pela diminuição da geração de lixo como também para o ser humano já que este economizará dinheiro e terá utilitários incríveis para a casa! As garrafas de plástico podem ser usadas para montar uma horta vertical.

Garrafas de plástico podem ser usadas para fazer uma horta vertical

Garrafas de plástico para fazer um lindo lustre

As garrafas de plástico podem ainda ser utilizadas para a confecção de um lindo lustre para casa ou escritório. Com criatividade e paciência há muitas diferentes maneiras de confeccionar um lustre ou abajour de maneira simples barata linda e original!

garrafas de plástico para elaborar um lindo lustre

Construção de uma estufa com garrafas de plástico

Quem gosta de plantas sabe que uma estufa pode ser muito saudável para as plantas, no entanto a compra e instalação de uma estufa pode exigir um grande investimento monetário, essa dica no entanto, evita o alto investimento já que essa estufa da imagem foi construída com garrafas de plástico reutilizadas. Bom para o bolso e para o meio ambiente.

estufa econômica

Organizador de sapatos

As garrafas plásticas podem ainda ser utilizadas para organizar sapatos no guarda roupa de forma a juntar os pares, manter a limpeza e deixar os pares de sapato de mais fácil acesso. Mais uma utilidade que preserva a natureza e reutiliza materiais que iriam para o lixo.

Garrafas plásticas como organizadoras de sapatos

Garrafas plásticas para alimentar aves

Mais uma incrível utilização das garrafas plásticas é a utilização como um porta alimento para passarinhos e outras aves. É bem simples de fazer e é mais uma magnífica maneira de reutilizar garrafas plásticas, tanto usadas ppelos seres humanos no cotidiano.

Garrafas plásticas para alimentar aves

Garrafas de plástico para organizar jornais e revistas

Outra ótima possibilidade da utilização das garrafas de plástico que muitas vezes são descartadas é construir um organizador de jornais e revistas. Como na imagem, a construção desse organizador não exige muita habilidade e pode tornar os ambientes um tanto quanto mais agradáveis.

Organizador de jornais e revistas

Rolos de papel Higiênico como vasos de plantas

Pelo fato de os  os rolos serem feitos de papelão, eles são biodegradáveis e é por isso que faz sentido fazer potinhos de plantas usando rolos de papel higiênico. Para tanto basta  fazer quatro cortes em uma extremidade do rolo e dobrar as abas para dentro. Os rolos agora devem ficar com uma base estável para manter o solo em seu interior.

rolos de papel higiênico como vasos de plantas

Alimentador de pássaros

Assim como as garrafas de plástico os rolos de papel higiênico também podem ser usados para alimentar os pássaros e outras aves. Basta espalhar manteiga de amendoim em todo o rolo e depois passar em comida de pássaros. As sementes vão grudar no exterior do rolo. Depois é necessário pedurar no galho de uma árvore ou em algum lugar da varanda ou sacada e os pássaros irão se deliciar com as sementes.

Captura De Tela 2020 06 06 Às 15.28.14

alimentar passarinhos

Arrumar o cabelo com os rolos de papel higiênico

Os rolos de papel higiênico podem ser usados como bobs de cabelo! Então você pode até jogar os seus de plástico ou espuma fora e usar os rolos de papel higiênico para arrumar as madeixas.

rolos de papel higiênico como bobs de cabelo

Rolos de papel higiênico para organizar brinquedos

Os rolos de papel também são ótimos para manter as coisas arrumadas pela casa. Simplesmente cole-os em uma caixa de sapato virados para cima. Você depois, pode usar a caixa para guardar os carrinhos de brinquedo do seu filho, por exemplo.A maioria dos modelos de carro cabem dentro dos rolos. Agora, estacionados dentro da sua pequena garagem, você não vai precisar se preocupar em pisar em algum carrinho do seu filho.

Rolos de papel higiênico para organizar brinquedos

Caixas de cabos

Por falar em arrumação, não há nada pior do que organizar os cabos que ficam amontoados pela casa. Mas se você colar rolos de papel dentro de uma caixa, como na dica acima, você terá o local perfeito para guardá-los.

Rolos de papel higiênico como organizadores de cabos

Acendedor de fogueira

É importante avisar para as crianças que não brinquem com  fogo, no entanto aqui está uma ótima solução se não há tem nada para manter o fogo de uma fogueira ou churrasqueira acesa. Basta queimar um ou dois rolos de papel para te ajudar nessa função.

rolos de papel higiênico para manter o fogo aceso

Rolos de papel higiênico como decoração

Você também pode usar rolos de papel higiênico para dar um toque estiloso no seu espelho. Para isso, corte o rolo em quatro e pressione cada parte para baixo, fazendo um formato oval. Agora cole as quatro partes ovais, formando um círculo. Repita esses passos até você ter rolos suficientes ao redor do espelho.

Captura De Tela 2020 06 06 Às 15.43.52

Rolos de papel higiênico para decorar o espelho

anéis de latinha para duplicar o cabide

Com os aneis usados para abrir as latinhas que geralmente vão para o lixo é possível fazer uma extensão dos cabides o que permite o armazenamento do dobro de roupas além de manter o armário organizado e com um aspecto bom.

aneis de latinhas para duplicar o cabide

Canos para organizar botas

Os restos de canos de PVC que muitas vezes são descartados podem ter uma grande utilidade na organização das botas e sapatos especialmente os de cano alto! Podem ser dispostos em um painel de madeira e servir como organizador desses sapatos que muitas vezes ficam desorganizados no guarda roupas.

Captura De Tela 2020 06 06 Às 15.49.38

canos para organizar botas

ANÚNCIO