Essa história começa com alguns pescadores que estavam tentando a sorte com a captura de peixes. No entanto, encontraram outro tipo de peixe: dois filhotes de urso se afogando. Esses filhotes foram encontrados em um lago congelante no noroeste da Rússia. Os pescadores sabiam que tinham que ajudar os filhotes, já que eles estavam com dificuldades. Mas o que eles poderiam fazer a seguir? Eles estariam peparados para salvar essas pobres criaturas? E onde estava a mamãe urso?
História De Partir O Coração
Antes de entrarmos na história, nós precisamos avisar que isso é extremamente triste. A história é emocional, mas cheia de um amor que está longe de ser comum. Embora o amor seja sempre compartilhado entre mães e filhos, essa história pode fazer com que você olhe para o relacionamento sob uma nova perspectiva. A mãe ursa teve uma escolha difícil de fazer, mas acabou optando por sacrificar seus filhos por sua própria sobrevivência. Felizmente, os pescadores se aproximaram para salvá-los. Isso marcaria o início de um vínculo muito improvável.
Lago Russo Congelante
Primeiro vamos te mostrar um pouco do pano de fundo sobre as circunstâncias em que os eventos ocorreram. O Lago Vygozero está localizado na região noroeste da Rússia. As temperaturas neste lago podem chegar a -20 graus Celcius! Com essas condições extremas, você pode notar que esse lago pode ser perigoso tanto para humanos como para animais.
Vivendo No Limite
A seguir, vamos entrar nos detalhes dessa história cheia de ação. Tudo começou quando uma mãe urso levou seus dois filhotes para a beira do lago, com o objetivo de atravessá-lo. Tanto os humanos quanto os animais que cresceram ao ar livre sabem que não é fácil viver em estado selvagem. A mãe ursa estava esperançosa de se relacionar com seus filhotes, mas sua confiança inicial não os ajudaria nessa tentativa.
Lutando Para Continuar
A mãe urso pulou direto para o lago com seus filhotes, pensando que eles iriam junto. No entanto, assim que começaram a atravessar o lago, ficou óbvio que os filhotes não conseguiriam lidar. Ficou claro para ela que eles eram fracos demais para a jornada, e os pequenos estavam lutando por suas tão prezadas vidas.
Mudança Surpreendente
É muito provável que você já tenha observado que os ursos-mãe fazem enormes sacrifícios pelos seus bebês, incluindo carregá-los em solos perigosos e protegê-los dos predadores. Esste não era o caso desta mãe em particular. Após ela perceber que os seus filhotes não a conseguiam acompanhar, ela os soltou e começou a nadar sozinha!Pode ser muito difícil de acreditar que qualquer mãe faria isso com seu filho, no entanto lembre-se de que estamos falando sobre a natureza.
Correnteza Forte
Ainda que seja difícil entender as suas motivações, existem alguns detalhes que podem justificar suas decisões. É provável que as correntezas estivessem muito fortes e isso a fez soltar os filhotes. Essa decisão pode não ser a melhor, no entanto a mãe ursa continuou nadando, esperando que seus filhotes conseguissem atravessar a correnteza. Foi então que, por acaso, ela encontrou terra firme e segurança.
Correndo Contra O Tempo
Bem, por um instante vamos pensar nos filhotes de urso. Eles tinham agarrado a mãe com muita força, lutaram para sobreviver. Mas, infelizmente, a mãe deles os abandonou. Para piorar a situação, o lago estava congelando e os filhotes não tinham ideia de como nadar. Isso sugou a energia deles. O tempo estava claramente acabando e eles precisavam de um milagre uma vez que queriam sobreviver.
Vida Ou Morte
Apenas imagine o que aqueles filhotes estavam passando o tempo todo no lago sem a mãe. Você não gostaria de saber o que estava passando pela mente deles durante toda a provação? Era óbvio que suas vidas estavam penduradas por um fio, ainda que já tivessem estado na água antes. Mal sabiam que as marés logo mudariam a seu favor!
Um Golpe De Sorte
Assim como a esperança deles parecia diminuir cada vez mais, um barco apareceu. Surpreendentemente, os filhotes nem precisaram gritar, una vez que os passageiros do barco foram capazes de avistá-los. Os filhotes também estavam se esforçando para nadar em direção ao barco, a fim de serem resgatados o mais rápido possível.
Ação Necessária
Os indivíduos no barco eram nada menos que pescadores, eles queriam pescar alguns peixes. Foi quando eles se depararam com a cena mais inesperada que poderia ocorrer diante de seus olhos. Ao se aproximarem, perceberam que a situação estava realmente ruim e precisavam agir o mais rápido possível. Ficou evidente que os filhotes estavam lentamente perdendo energia e lutando para permanecer boiandoflutuando na água.
Apenas Um Obstáculo
Os pescadores podem ter se comprometido a ajudar os filhotes, no entanto havia um pequeno obstáculo no caminho. Eles perceberam que a mãe dos filhotes ainda estava por perto e, mesmo que ela pudesse ter abandonado seus bebês, ela ainda iria querer protegê-los! Por tanto, os pescadores temiam que ela os atacasse enquanto eles tentavam salvar os filhotes. Então, eles decidiram esperar até que a mãe urso estivesse a uma distância segura do barco antes de executar alguma ação.
Agindo Rápido
Os pescadores começaram a elaborar um plano enquanto aguardavam a mãe ursa se afastar. Por outro lado, muitos pensamentos e perguntas permaneciam em suas mentes. O que eles fariam com os filhotes quando os resgatassem? Os filhotes seriam amigáveis ou agressivos? Infelizmente, não houve muito tempo para lidar com esses tipos de dúvidas.
Filmando Tudo
Os pescadores também decidiram gravar toda a operação. Enquanto os filhotes estavam nadando em direção ao barco, um dos pescadores pegou seu smartphone e capturou tudo. E, de fato, um dos filhotes de urso usou sua própria pata para tentar entrar no barco.
Formando Um Plano
Infelizmente, o barco estava alto demais para o filhote mais fraco alcançar. Então, foi quando um dos pescadores apresentou um plano rápido de ação. Ele pegou o seu equipamento de pesca no barco para permitir que o filhote o segurasse. No entanto, a ferramenta ainda estava um pouco longe demais para o urso agarrar.
Uma Bocada
Assim que os pescadores se sentiram impotentes, os próprios filhotes apresentaram um plano um tanto quanto inusitado. Os ursos são conhecidos por seus dentes incrivelmente afiados, certo? Um dos filhotes era esperto o suficiente para usar os dentes para morder a lateral do barco. Isso o ajudou a ganhar tração enquanto subia.
Longe Alcance
Ainda que o plano complicado funcionasse por um tempo, os filhotes ainda estavam longe do desembarque do barco. Eles precisariam da ajuda dos pescadores, que mais tarde disseram que não conseguiam simplesmente “olhar para o outro lado”. Eles sabiam que os filhotes poderiam se afogar e queriam muito ajudar. No entanto, eles perceberam que também estavam colocando as suas vidas em risco!
Confiança É A Chave
A confiança entre os pescadores e os filhotes de urso foi um fator decisivo para tornar a missão de resgate um sucesso. Em determinada altura, os filhotes estavam fora do alcance do barco. No entanto, caso os pescadores se aproximassem, havia uma chance de escorregar. Pior que isso, eles ainda poderiam se tornar a última refeição dos ursos.
Entendimento Silencioso
Para a nossa curiosidade, algo aconteceu que mudou a situação. O filhote que fincara os dentes no barco e um dos pescadores se entreolharam diretamente. Era como se estivessem olhando para a alma um do outro! Quando os seus olhos se encontraram, ambos entenderam que podiam confiar um no outro. Parecia que o jovem filhote estava pedindo ajuda ao homem.
Um Novo Plano
Os pescadores se comprometeram a resgatar os filhotes de urso. No entanto, dizer e fazer algo são coisas diferentes. Os homens sabiam que ao pressionar o gatilho, eles viveriam com as consequências pelo resto de suas vidas. Foi quando eles apresentaram um plano ainda melhor para colocar os filhotes a bordo. Bem, eles decidiram usar as suas redes de pesca.
Dando Uma Chance
A rede foi obviamente projetada para peixes e eles não poderiam garantir que seriam capazes de aguentar o peso de dois filhotes de urso. No entanto, eles acharam que valia a pena tentar. O tempo estava acabando muito rápido. Foi quando eles jogaram a rede no lago.
Filhote Um
Logo que começaram a colocar o primeiro urso no barco, perceberam que era mais fácil falar do que fazer. Ao contrário dos peixes em movimento, o filhote era extremamente pesado. A outra questão era que os filhotes não estavam acostumados a estar em uma rede antes. Talvez eles possam ter pensado que os pescadores estavam fora para capturá-los. Isso provavelmente causaria algum tipo de pânico depois que eles fossem lançados no barco.
Mantendo A Calma
Normalmente, acredita-se que os ursos sejam um dos animais mais perigosos do mundo. Os homens estavam cientes de que precisavam ter muito cuidado. Eles também criaram um plano inteligente para tranquilizar e acalmar os ursos ao recolocá-los. Os pescadores esperavam que isso desse segurança para os filhotes, já que eles não queriam causar danos.
Carga Pesada
Os pescadores lutavam para puxar o filhote pesado para dentro do barco. Bem, tenha em mente que um urso adulto pode pesar até 600 kg! Embora esses filhotes fossem praticamente bebês, eram extremamente pesados. Além disso, os pêlos estavam encharcados e isso os deixava ainda mais pesados. Os homens começaram a temer que não pudessem puxar os filhotes a bordo. No entanto, eles continuavam tentando.
Outro Reboque
Assim como essa operação parecia impossível, os pescadores encontraram força renovada e se esforçaram muito mais. Eles conseguiram progredir e o primeiro filhote de urso estava cada vez mais perto da plataforma do barco. O fato de um urso estar quase lá encheu os homens de felicidade. Eles só precisavam dar outro grande puxão e a operação seria bem-sucedida.